quinta-feira, 28 de maio de 2009

Origami ( Dobradura II) Balão de São João

Apesar dos balões serem perigosos e proibidos, são excelentes enfeites pra deixar sua Festa Junina mais linda!!
É muito fácil de fazer.... preste atenção no passo a passo a seguir e se divirta com seus amigos e familiares!


Fonte:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/origami/balao.php


Prof. Cassinha

Corpo Humano


Proporções: Estudo das proporções humanas desenhado por Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci e outros artistas fixaram cânones (medida ideal para o desenho da figura humana), estudando as medidas do corpo e as relações que existem entre suas partes.
Essas medidas básicas variaram no decorrer do tempo e foram sendo ajustadas a cada época. Tradicional e historicamente, o cânone de proporções da figura humana se baseava numa altura de sete cabeças e meia.
Atualmente, esta medida é de oito a nove cabeças, proporções adotadas para ambos os sexos.



Medidas e Relações: Observe a figura abaixo:

TORSO (peito e quadril) – corresponde a três cabeças.
COXAS duas cabeças
PERNAS - duas cabeças
BRAÇOSuma cabeça e meia
ANTEBRAÇOSuma cabeça
MÃOS um pouco menos que uma cabeça.

Observe: o cotovelo chega até a medida da terceira cabeça, o pulso e o joelho até a medida da sexta cabeça.


Prof. Cassinha

Fonte: Educação Artística - Plastica

Eiji Yajima - IBEP





quarta-feira, 20 de maio de 2009

Origami (Dobradura I)

Origami
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o
Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (tsuru = garça) teria um pedido realizado.







Fontes:
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-tsuru/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami



Espero que tenham gostado desta aula!!!
Prof. Cassinha

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pontilhismo ( Prof. Luciana)

Pontilhismo
Os alunos dos 6°s anos da profª Luciana de Arte, desenvolveram o assunto Pontilhismo, que é uma técnica de pintura utilizando os pontos gráficos, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura ótica nos olhos do observador (imagem).
A seguir, uma pequena exposição dos trabalhos do alunos:

Parabéns aos alunos dos 6°s anos e para a professora Luciana!!!
Beijinhos

Prof. Cassinha

Design

Continuando o assunto "Design" segue mais trabalhos elaborados pelos alunos em sala de aula, com palitos de sorvete!












Parabéns a todos os alunos pelo belo trabalho!!! Continuem assim!!!
beijos
Prof. Cassinha

domingo, 10 de maio de 2009

Publicidade

PUBLICIDADE

A publicidade nasceu no final do século passado, quando o sistema de produção em série ganhou força. A publicidade acabou se tornando um mecanismo milionário, que envolve muito dinheiro e muitas pessoas. Pode ser investida em vários setores e pode ser dividida em: industrial, comercial, agrícola, esportiva, turística, ecológica e humanitária, de consumo, política e social.

Para que serve a publicidade?
Fundamentalmente, a publicidade responde a duas necessidades básicas:
1ª) informar aos consumidores a existência de um produto;
2ª) persuadir o consumidor a comprar o produto.
Chamamos de publicidade tudo o que uma agência de publicidade usa para divulgar o consumo e o uso de determinados produtos.


Como funciona uma agência de publicidade?
A finalidade de uma publicidade é vender produto e o publicitário deverá escolher a melhor forma de fazer isso e levar a público a conhecer este produto para que haja um bom consumo.
O órgão destinado a este tipo de trabalho é a agência de publicidade.
Nas agências de publicidade, as pessoas têm diversas funções assim definidas:


· quem deverá manter o contato com o cliente;
· quem vai sondar o mercado ( diretor de marketing)
· quem vai idealizar a campanha publicitária ( art-director)
· quem vai inventar o
slogan
· quem vai fazer o design
· quem vai fotografar ou criar montagens;
· quem deverá eventualmente preparar temas musicais.


A mensagem publicitária é formada pelo slogan, o texto explicativo sobre o serviço ou produto e o símbolo gráfico, mais conhecido como logotipo.

SLOGAN é um texto breve, muitas vezes em forma de símbolo, com palavras e imagens representadas.

Criar em seu caderno um SLOGAN de uma máquina de lavar roupa e de um sabão em pó.


Beijos
Profª Cassinha

Logotipos


LOGOTIPOS
Logotipos desenvolvidos em sala de aula. Os desenhos elaborados por três alunos do 6°e 7° anos foram escolhidos pela direção e coordenação para ser o Logotipo da Escola, para compor junto com o uniforme da escola.





Aqui abaixo são vários logotipos elaborados em sala de aula!



Beijos

Profª Cassinha




quinta-feira, 7 de maio de 2009

Logotipos

Logotipo

Os logotipos são sinais ( marcas) que identificam e caracterizam firmas, casas comerciais, empresas etc. Trata-se de uma mensagem Visual por meio de um desenho simplificado ou estilizado. Eles servem de propaganda do produto a ser lançado no mercado.

As marcas para a montagem dos logotipos devem ter boa imagem e comunicação visual.

O logotipo deve ser:

- simples
- de fácil memorização e reprodução
- e despertar o interesse e a atenção de quem o observa.

Para se montar um logotipo, é necessário seguir as seguintes fases:

1) criação de um esboço ou rough: que é o registro das ideias feito no papel;
2) o lay-out ou aperfeiçoamento do esboço. O desenho ganha formas e cores;
3) a arte-final: que é o lay-out passado a limpo, com detalhes, pronto pra ser impresso.

Cor Luz

Segue link para melhor visualizar o assunto Cor Luz desenvolvido em sala de aula com as dobraduras da Rosa dos Ventos.


http://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0

Beijo grande

Profª Cassinha

domingo, 3 de maio de 2009

Ilusão de Ótica - Mais imagens









































E aí.... gostaram??? Espero que sim e até a proxima postagem!
Profª Cassinha




Ilusão de Ótica - Saturação

Ilusão de Ótica - Saturação


Saturação: é a qualidade de uma cor que caracteriza a sua pureza, distinguindo-se de outra matiz. ( dicionário Aurélio)


O fenômeno das bandeiras, que mudam para suas cores reais, ocorre porque quando a vista se adpata a uma cor, fica mais sensível às cores que lhe sejam contrárias, provocadas pela saturação.


Para restabelecer o equilíbrio perdido, quando uma parte da retina se satura sob efeito de uam cor, a parte restante reage de várias maneiras, podendo mesmo criar fisiológicamente a cor contrária a que provocou a saturação, como parte da dessaturação.


A seguir será apresentado alguns exemplos deste fenômeno:










Aqui segue um link com mais exemplos:
http://www.novomilenio.inf.br/humor/0209h008.htm



sábado, 2 de maio de 2009

Obras de autores famosos Renascentistas









Uma das maravilhas do mundo das artes, Museu do Louvre!!

Um passeio pelo Museu do Louvre é parada obrigatória de quem vai à Paris. É um recanto que agrada tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte.
O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas.Existe um robô, preparado para este fim, que se encarrega de efetuar a limpeza da pirâmide semanalmente. O prédio foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, sendo de 1871 a 1989 o Ministério da Fazenda.
Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu. Os visitantes podem seguir por três direções: Sully, Richelieu e Denon. Estas três regiões correspondem as três alas do edifício e levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I. Existem também 04 níveis ( subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) e o mapa contém as sessões dentro do museu divididas em Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval.
A construção do Louvre data de oitocentos anos e, antes que se convertesse a um dos Museus do Mundo foi uma fortaleza, palácio dos Reis da França (que depois se mudaram para o palácio de Versalles). Foi construído pelo rei CharlesV (rei da França em 1364 - 1380) para ser uma fortaleza medieval..Podemos verificar no subsolo as ruínas do castelo assim como um mapa de como era o mapa e arquitetura .

As galerias que expõe as pinturas são as mais visitadas na direção Denon, principalmente por conter obras de pintores célebres no mundo das artes.Uma das obras de maior destaque é a pintura de Leonardo da Vinci (1452 -1519) La Gioconda retrato de Mona Lisa.Milhares de visitantes passam todos os dias e não conseguem deixar de admirar o quadro tão enigmático, onde a protagonista possue em seus lábios aquele famoso sorriso de indefinível tristeza onde temos a impressão que sua expressão muda constantemente. A modelo ficou muito tempo no mais absoluto mistério, porém , atualmente acredita-se que se trata de Lisa Gherardini, proveniente de uma família rica de mercadores e era casada com Francesco Giocondo.
Em um dia , com um bom planejamento você poderá conhecer as principais obras do museu.O endereço oficial do museu do Louvre é
http://www.louvre.fr/ , onde você poderá fazer uma visita virtual em francês, inglês ou espanhol e poderá também adquirir ingressos para entrada no museu antecipadamente,assim como consultar o mapa do museu e a fotografia de algumas obras.
Bom Passeio!
Reportagem:
Dagmar Sodré Nunes


Museu do Louvre
O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napoleão, no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique. O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais, tendo sido abandonado por Luís XIV em favor do Palácio de Versalhes. Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. Mesmo após a Restauração dos Bourbons, permaneceu como museu.
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. No Museu do Louvre encontra-se entre outras obras de artistas brasileiros, peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE.

O Museu
O Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo, com uma riquíssima herança da França desde os antigos reis Capetos, passando pelo império de Napoleão Bonaparte até aos nossos dias.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. Atrai por ano milhões de visitantes de todo o mundo, que chegam para apreciar a sua valiosa colecção de arte.
Escultura no Louvre: Vitória de Samotrácia (200 a.C.) em comemoração da vitória naval grega em Rodes
Só a colecção do Barão Edmond de Rothschild (1845-1934), doada ao Louvre em 1935, preenche uma sala de exposição, contendo mais de 40.000 gravuras, cerca de 3.000 desenhos e 500 livros ilustrados..
Além da arte, o Museu do Louvre tem mais exposições sobre diversos assuntos, tais como arqueologia, história e arquitetura. Tem uma grande colecção de móveis, e entre as peças mais espectaculares estava o Bureau du Roi do século XVIII, agora de novo no Palácio de Versalhes.


O primeiro real "Castelo do Louvre" neste local foi fundado por Philippe II em 1190, como uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século seguinte, Charles V transformou-o num palácio, mas Francois I e Henri II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real; as fundações da torre original da fortaleza estão sob a Salle des Cariatides (Sala das Cariátides) agora. Mais tarde, reis como Luis XIII e Luis XIV também dariam contribuições notáveis para a feição do actual Palácio do Louvre, com a ampliação do Cour Carré e a criação da colunata de Perrault.
As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projecto "Grand Louvre" pelo presidente François Mitterrand, estão a transferência para outros locais de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte, abrindo grandes espaços novos para exposição, e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquitecto chinês I. M. Pei no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal. O museu reorganizado reabriu em 1989.
Trabalhos notáveis
Obras de arte famosas que fazem parte do acervo do museu:
Vénus de Milo, Vitória de Samotrácia, Dama de Auxerre, Mona Lisa, Navio dos Loucos, Madona das Rochas, Colecção de Arte egípcia e muito mais.


Fonte: pt.wikipedia.org

Design




Design

DESIGN de origem inglesa que significa: desenho, esboço, projeto. Surgiu por volta de 1920, na Alemanha na Escola de Bauhaus.
Design é uma atividade criativa pela qual se cria, projeta todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e recentemente interfaces de programas de computador.
Designer é a pessoa que recria, projeta algo novo. Os produtos do design nascem de uma colaboração entre o desenhista projetista (que é o designer) e a indústria onde o objeto vem definido, projetado em todas as suas partes.
Fases para elaboração do design de um novo produto:



*BREAFING

**IDEIA


PRIMEIROS ESBOÇOS (DESENHOS)

EM PERSPECTIVA TECNICA MODELO (MAQUETE)


FIM DO MODELO PRONTO
(NOVO DESIGN)

*Breafing: é o resumo, a informação, o uso a que se destina o projeto, que o cliente fornece para o designer;
**Idéia: aqui o desenhista vai pesquisar mediante a informação os materiais que vão ser utilizados, quanto vai gastar...


Atividade Proposta:
- Criar em seu caderno, um design de uma luminária, fazendo um esboço.
- Depois com o design pronto, desenhado, confeccione a sua luminária com os palitos de sorvete.





A seguir alguns trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula:













Profª Cassinha





COR LUZ

A sensação de cor é a impressão que os raios luminosos produzem em nossos olhos. Portanto, cor é luz. Se há luz, há cor!
A luz solar, considerada branca na realidade é composta de 7 (sete) cores que chamamos de “espectro solar”. São elas:

- vermelho / laranja / amarelo / verde / azul, anil e violeta.

Composição da Luz

A análise da luz é feita em Física, usando-se um prisma triangular de cristal que decompõe a luz solar em suas cores. Experiência esta realizada por Isaac Newton.
O fenômeno do arco-íris exemplifica esta análise. A luz solar incide sobre as gotas de água em suspensão e decompõe-se formando o arco-íris.
Cores primárias são as cores puras e que misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro solar.

As cores primarias da cor-luz são: vermelho, verde e azul.

O branco é resultado da “mistura” dessas três cores primárias e de suas combinações. A “mistura” é denominada “síntese aditiva” ( secundárias).

vermelho + verde + azul = branco

vermelho + verde = amarelo

vermelho + azul = Magenta (Rosa púrpura)

verde + azul = Ciano ( azul turquesa)

A cor-luz é utilizada em tecnologia no processo da comunicação visual, TV em cores, filmes coloridos, fotografias, etc.

Na Escola Impressionista, um dos artistas que mais se destacaram pela utilização da cor-luz foi o artista plástico, Claude Monet, que retrava, o por do sol, a brisa do mar, movimento das arvores...
Fazer em seu caderno, a Rosa dos Ventos colorindo com as cores do arco-íris.





História da Arte - Renascimento


HISTORIA DA ARTE – RENASCIMENTO – PINTURA

A pintura no renascimento tornou-se um momento importante na cultura renascentista, pois manifestou, sobretudo, uma nova concepção de espaço e cor.
As principais características desta escola são:

·
Perspectiva
· Uso do claro e escuro
· Realismo
· Uso da tela e da tinta a óleo


Os principais pintores e algumas obras foram:

· Botticelli ( Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi Botticelli) com as obras: “A Primavera” e “Nascimento de Vênus”

· Leonardo da Vinci com as obras: “Monalisa” e “A Virgem dos Rochedos”

· Michelangelo ( Michelangelo di Ludovico Buonarrotti Simoni) com as obras: “A Sagrada Família” e “Pietá”

· Raffaelo Sanzio com as obras: “Escola de Atenas” e “Madona de Manhã”



Prof. Cassinha

Sejam Bem vindos!!!!

Olá queridos visitantes, alunos, professores, amigos.... este blog é exclusivamente para vocês se interagirem com a Arte no mundo....
Fiquem a vontade e particupem!!!

Prof. Cassinha