domingo, 16 de agosto de 2009

O Folclore - 22 de agosto!!!

O FOLCLORE BRASILEIRO

O criador da palavra folk-lore, aportuguesada para folclore, foi o inglês Willian John Thoms, que significa: folk= povo e lore= saber. Portanto, folclore é o conjunto de conhecimentos, festas, provérbios, canções, lendas, danças, cantigas, trava línguas, trajes típicos regionais, adivinhações, remédios caseiros, crendices, frases de pára-choques de caminhões, e etc, de maneiras de sentir, pensar e agir das camadas populares de uma região e de uma sociedade.

As duas mais importantes manifestações folclóricas nacionais são o Carnaval e a Festa Junina. Nas manifestações folclóricas regionais, temos : Rodeio, Bumba meu boi. Capoeira, Frevo, etc.

Características para se determinar se um acontecimento é folclórico:

a) Tradicionalidade – é transmitida de geração em geração;
b) Oralidade – é transmitido pela palavra falada;
c) Anonimato – não tem autoria específica;
d) Funcionalidade – existe uma razão para o fato acontecer;
e) Aceitação coletiva – há uma identificação de todos com o fato;
f) Vulgaridade – acontece nas classes populares;
g) Espontaneidade – Não pode ser oficial nem institucionalizado.

Manifestação Folclórica na Região Sudeste:

O artesanato na região Sudeste é bem diversificado, em algumas regiões de Minas Gerais e São Paulo ( Cunha e Barra Bonita) os artesãos fazem diferentes peças em cerâmica ( com o uso da argila).
Em Minas Gerais, O Aleijadinho, Francisco Antonio Lisboa, considerado o maior artista brasileiro do período barroco, fez vários santos em madeira e pedra sabão.
No Espírito Santo, perto de Vitória, é famoso o artesanato de panelas de barro e os pássaros esculpidos em madeira e é conhecido pelo colorido que agrada tanto aos brasileiros quanto aos turistas que visitam nosso país.

Em São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral Norte, foram famosos “os paulistinhas”, um tipo de imagem de barro queimado, de imagem oca, montadas sobre uma base, representando dos santos. Também existe no Vale do Paraíba as Figureiras de Taubaté, que faziam as modelagens em barro como presépios e a vida cotidiana rural.

Fontes de pesquisa:
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/figureirastaubate/figureirastaubate.htm

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore

Comemorando e Aprendendo - Ivete Raffa – Arujá, SP: Giracor, 2008, v. 3
Espero que tenham gostado!! Até a próxima postagem
Prof. Cassinha